quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A história da Internet

Muitas pessoas e até mesmo eu – confesso - quando ouvem a palavra “Internet” pensam logo em um ícone em sua barra de tarefas onde podem “olhar tudo” e “saber de tudo” a respeito de qualquer “coisa”, onde só basta digitar uma palavra e dar um clique no site “Google” e pronto! Temos milhares de sites relacionados que nos interessam. Mas essa palavra tão comumente usada por nós tem um significado muito mais importante e que desconhecemos. Vamos descobrir qual é?!
O termo Internet significa uma rede mundial de computadores interligados possibilitando o acesso de qualquer lugar às informações. E por isso nós conseguimos obter desde serviços de e-mail, a realizar pesquisas de trabalhos, ver os milhões de vídeos disponíveis, ouvir aquelas músicas favoritas gratuitamente, compartilhar nossas fotos, acessar as redes sociais – das várias existentes, jogar on-line com outras pessoas ou ficar informado sobre o que acontece em nossa cidade ou ao redor do mundo em um site de notícias, entre outras formas. Ficar entediado hoje é raro com o tanto de conteúdo disponível a apenas um clique!
Por curiosidade, esse nome teve origem na língua inglesa, onde Inter é parte da palavra Internacional e Net da palavra rede. E ela pode ser escrita tanto como maiúscula ou minúscula.
A internet foi difundida para as pessoas, as empresas e o comércio a partir de 1993, onde deixou de ser utilizada pelos governos e universidades. E se tornou imprescindível nos dias atuais. No Brasil o ano de 1995 foi um marco. Os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia criaram, por portaria, a figura do provedor de acesso privado à internet e liberaram a operação comercial. No ano seguinte, muitos provedores começaram a vender assinaturas de acesso à rede. E muito rapidamente se popularizou.
Como a internet é uma rede interligada por milhares de computadores pessoais o acesso às informações só é possível através de endereços de um determinado site no navegador (browser), onde é transmitida a solicitação até chegar ao local correto, permitindo que a pessoa (usuário) tenha acesso ao conteúdo do site. Entretanto, para que você ter acesso a internet é necessário que seu computador esteja conectado a um outro computador já com o acesso a internet, que no caso seria um provedor.
A partir do ano de 2006 surgi uma febre entre os internautas: as redes sociais. O pioneiro mais conhecido entre os brasileiros foi o Orkut, logo após vieram o Twitter e o Facebook. Outra preferência foram os sites de compra coletiva, com descontos irresistíveis.
Por último, um outro termo muito conhecido é a sigla “WWW” (World Wide Web), com a definição de rede de alcance mundial. Na realidade o que muitos acreditam é que essa sigla tem algum significado com internet, jurando ser a mesma coisa. Mas no final o www é um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos, ou seja, sistema em hipermídia hiperligações em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais para visualização dos conteúdos, que é justamente essa reunião das várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e sendo executadas na internet.
Deixando isso mais claro, a internet é uma rede onde trafegam dados e informações e o www é o local de um servidor que deve buscar a página solicitada que pode ter uma forma de hipermídia que mostra as páginas de uma maneira mais dinâmica com imagens, vídeos e outros recursos.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
God bless you! :]
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário